domingo, 15 de maio de 2011

Aquele com: Dá pra ler ou tá difícil? - O Clube do Filme

*
O Clube do Filme é uma super narrativa em primeira pessoa de David Gilmour... de seu drama paterno real e da alternativa que encontrou frente à indisposição (lê-se: ódio) do filho de 15 anos para com os estudos...

Sinopse de orelha:
David Gilmour, crítico de cinema desmepregado e com o dinheiro contado, vivia uma fase complicada. Além disso, o filho de 15 anos colecionava reprovações em todas as disciplinas. Diante da falta de rumo daquele estudante perdido e desesperado, uma proposta paterna radical: o garoto poderia sair da escola - e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel - desde que assistisse toda semana a três filmes escolhidos pelo pai, e com o pai. Assim surgiu o clube do filme...

Minha opinião:
Amei a leitura... além de um drama familiar muito bem narrado (à ponto de a gente se sentir dentro dele, parte dele, ou pelo menos, envolvida demais no contexto), as críticas que David faz sobre grandes clássicos do cinema mundial (alguns nem tão grandes assim, e tem ainda aqueles pra se envergonhar, mas até esses Gilmour faz parecerem interessantes), fazem com que queiramos imediatamente assistir aos ditos (ou assistir de novo... no meu caso, vi grande parte da filmografia do livro)... Confesso que ser apaixonada por filmes colaborou com a simpatia que tive pela narrativa, mas creio que até quem não é cinéfila como eu, pode curtir... a leitura não cansa, não é repetitiva e Gilmour consegue fazer associações com as quais nos identificamos fácil... Recomendo a leitura sem medo de ser xingada... mesmo!
A decisão de Gilmour é meio (muito, mega, ultra, power) arriscada... e convenhamos... corajosa... Você, por exemplo, teria coragem de fazer uma proposta assim pro seu filho??? Eu confesso que não seria tão peituda a ponto de afrontar enfrentar o sistema desse jeito... eu ladro a beça, mas na hora de morder, quando se trata de um filho meu, perco a valentia e prefiro as coisas da forma mais segura possível... covarde, eu sei, mas...
Enfim... esse foi o livro do segundo bimestre do ano... lí antes de acabar o mês de abril, mas estava com preguiça de postar sobre isso... fui enrolando... enrolando... enrolando... mas tá aqui... rs
Espero que eu tenha conseguido instigar sua curiosidade sobre a obra... vale e muito a leitura!

Veja uma opinião diferente da minha aqui

Próximo livro:
Caçadores de Luz - Histórias de fotojornalismo - Irmãos Marques (Alan, Lula e Sérgio)

Boa quinta-feira pra nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário