sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Aquele na crisálida - sobre pele, unhas, cabelo e... gelatina???

*
Dizem algumas boas línguas por aí que comer em média 10g. de gelatina por dia corresponde à, diariamente, tomar uma gota d'água da fonte da juventude... será?
Pelo sim, pelo não, sentido faz... por causa do colágeno né? Mas será que de fato comer gelatina todos os dias ajuda a fortalecer unhas, cabelo e tonificar a pele? E se for verdade... será que pode ser qualquer gelatina?
Pesquisando por aí net afora, vi no site Cobacabana Runners essa afirmação:

As gelatinas “em pó” beneficiam cada vez mais a saúde humana. Segundo o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Jaime Farfan, o uso da gelatina como ingrediente ou como sobremesa tem contribuído para fortalecer unhas, cabelos e hidratar a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho.(...) Segundo o professor, como a gelatina é uma fonte de nutrientes que são úteis para a manutenção da boa saúde e de ossos, cartilagens, tendões e inclusive da própria pele, é recomendado que nos mantenhamos uma ingestão constante dessas proteínas ‘colagenosas’. “Esse processo de reposição celular da pele pela ingestão de colágeno é bastante complicado e, agora que está começando a entender o que ocorre nas articulações da pele”, conclui.

 
O site tem "quezinho" comercial, mas não me pareceu daqueles que babam ovo em qualquer um, ou qualquer produto só por $$... fora os anúncios google, não há, na redação do post, menção à nenhuma marca... Mas mesmo tendo colocado bastante fé na informação, vou procurar uma nutri pra me informar melhor sobre a coisa... ainda assim... como não faz mal mesmo... comecei a comer gelatina desde ontem... e se eu confirmar a veracidade dos benefícios mencionados, vou adotar seu consumo como hábito... meu medo é daqui há uns dez dias ficar enjoada da sobremesa
 
Tem alguma nutricionista / endocrinologista / geneticista / gelatinista aí pra nos dizer se a informação procede?

Alguém já sabia disso, adotou o hábito há algum tempo e notou melhora?

*Fonte da imagem: Galeria de imagem do Google

2 comentários:

  1. Minha prima é nutri. Vou perguntar pra ela. Mas sera que essas gelatinas mega coloridas vale? Uma vez eu li que deveriamos comer somente as gelativas em outro formato (nao lembro o nome, mas parece umas folhas de plastico), que eram mais saudaveis.
    Bom, ve daí que eu vejo de cá. Quem conseguir uma nova informação conta pra outra.
    Um dos teus pedidos vai ao ar no domingo!
    Beijocas
    Claudia (Cindy)
    www.claudiasachs.com.br

    ResponderExcluir
  2. enfuuu tenho que me enfiar em gelatina... eu gosto, mas tenho tanta preguiça de fazer..hahaha gelatina e salada.. :S

    bjksss

    ResponderExcluir