terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aquele na crisálida - emagrecimento x limitações - parte II

No dia 07/02/11, no post  "Aquele na crisálida - emagrecimento x limitações", escrevi sobre meu rápido aumento de peso de 2008 pra 2009, e sobre as tentativas frustradas (e a atual que não é nada saudável) de emagrecimento... Contei que decidi emagrecer de forma saudável e listei motivo, objetivos e metas pra isso... hoje venho falar sobre o mais difícil... o método de emagrecimento... então, sigamos com o meu terceiro passo visando pesar 53 kilos até fevereiro de 2012...

Passo 3 - Método de emagrecimento

Como eu quero / posso / consigo emagrecer?
A primeira coisa que fiz pra conseguir estabelecer um método de emagrecimento foi listar todas as minhas limitações que poderiam atrapalhar esse processo... assim ficaria mais fácil eliminar métodos mais suscetíceis à fracasso... dessa vez estou disposta a não desistir, pra isso é importante não deixar brechas... sim, é mais fácil e mais cômodo do que ter força de vontade e arregaçar as mangas em busca do que se quer... mas não tenho vergonha nenhuma em admitir que pra muitas coisas eu sou fraca e aqui estamos falando de uma delas... resistir a um big tasty é pra mim tão torturante quanto fazer uma faxina geral em casa... não queria ignorar isso! Eliminei da minha lista tudo o que poderia gerar um sofrimento muito grande e consequentemente contribuir para que eu desistisse:

- Rígida restrição alimentar - aquele lance de NÃO PODER DE JEITO NENHUM comer um big tasty, tomar um copinho de chop, ou algo do gênero;

- Dietas relâmpagos - eliminei essa possibilidade de cara, visto que pretendia emagrecer gradativamente;

- Dietas saudáveis estabelecidas por nutricionistas - duvido que os nutricionistas tem em suas geladeiras aquela tabela idiota pra lhes impor sobre o que comer, a que horas, com que frequencia e etc... não tô a fim de seguir listinhas

- Atitudes drásticas - não tenho disciplina, então reeducação alimentar da noite pro dia e inclusão de uma caminhada diária de 40 minutos estavam completamente fora de cogitação pra mim... imagina... ontem eu não fazia compra de varejão constantemente... daí a partir de amanhã passo a fazer isso pelo menos três vezes por semana... ontem eu comia quando tinha fome, a partir de amanhã vou comer rigorosamente de 3 em 3 horas... ontem eu não andava a pé nem da minha casa até o ponto de ônibus e daí amanhã começo do nada uma caminhada desgracenta de 40 minutos??? OI???

Decidindo o que eu não queria e não estava disposta a fazer pra emagrecer, pesquisei mais um pouco sobre formas de emagrecimento gradativos, saudáveis e com fácil manutenção após a perda dos kilos estabelecida e daí CHORE MUGEGADA... CHORE ATÉ AS LÁGRIMAS SECAREM!!!!... Só existe uma maneira de emagrecer assim e se chama MUDANÇA DE HÁBITOS... inclua nesse termo duas coisas chatas e causadoras de sofrimento pra quem não curte disso: a) reeducação alimentar e b) atividades físicas diárias...

Fiquei um tempão martelando com os meus botões o quanto isso era injusto... eu teria mesmo que comer de 3 em 3 horas??? Teria mesmo que beber 2 litros de água por dia??? fazer 40 minutos de caminhada diariamente??? reduzir o consumo de carne vermelha???

NÃO, DEUS... isso eu não posso, não quero, não consigo!!!!

Mas então se é isso o que tinha que fazer, resolvi encarar, só que ao invés de mudar tudo da noite pro dia, resolvi que a forma como eu quero, posso e consigo emagrecer é através de uma mudança GRADATIVA de hábitos... Se eu não sou capaz de mudar de uma hora pra outra, sou capaz de listar ações que implicam numa mudança de hábito, e aderir à cada item da lista de forma gradativa... começando um item de cada vez e só adicionando o próximo da lista quando já estivesse habituada com o primeiro... não é possível né, Ranne Maria, que item a item você não consegue mudar de hábitos?!?!

Pois é... não sei se consigo, mas é assim que vou tentar e obviamente, não significa que vou conseguir... mas estou mesmo, desse meu jeitinho, disposta a tentar... Comecei em 1º de fevereiro de 2011... mas esse post também viraria um testamento se eu colocasse aqui as duas últimas etapas que segui (no caso da quarta) e venho seguindo (no caso da quinta) para o meu emagrecimento... melhor uma outra subdivisão e então volto com o post "Aquele na crisálida - ações para o emagrecimento" e conto como venho, desde 01/02/11, mudando, gradativamente de hábitos.


Nota: Desde novembro até eu começar a agir em função de mudar de hábitos (em 01/02/2011) eu havia emagrecido 5 kilos, mas apesar de ter sido gradativa essa perda (menos de 2 kg por mês), o método não foi saudável... eu ainda tomava 30mg de sibutramina por dia e fazia só três refeições diárias.


2 comentários:

  1. rsrsrs... eu prefiro encarar tudo isso como uma mudança de hábito que te trará bons resultados!
    Também não concordo com mudanças radicais da noite para o dia, maaaaas... a reeducação alimentar gradativa é algo muito bom e aos poucos você se acostuma!
    Ó aqui a sua amiga que não é nada disciplinada... a corrida tá lá, só nos planos... a dieta que eu mesma bolei pra mim está aqui impressa na mesa de trabalho e eu sempre digo: semana que vem... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. aff amiga, é isso aí, no seu tempo, vai seguindo no seu tempo... eu hj decidi que vou usar herbal life... minha vizinha de porta vende e comecei hj a nutrição na casa dela... mas até fim desse mês quero ver se compro os produtos... substituir a refeição da noite por shake (eu acho ele gostoso) + uns chazinhos meio sem gosto, mas sei que vai dar resultado..fora reduzir a montanha na hora do almoço, isso é pra ontem, pq to descontrolada com comida...cruix

    boa sorte p nóis!

    ResponderExcluir