quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Aquele com um surto internético

*
P.S 1 - Esse post está sendo ensaiado já há algum tempo (um tempão, na verdade)... daí tava passeando pelo blog da Carina Schirrmann (sempre dou uma passeadinha por lá pois adoro ver as fotos dela... inspiram), quando sem querer caí no seu post "Tratamento de Choque!" e foi esse post que me incentivou a parar de ensaiar e finalmente concluir e publicar sobre meu surto internético... Valeu Cá!;

P.S 2 - O post não é nenhuma indireta pra alguma amiga blogueira, ou pra alguma blogueira que não é amiga... o post tem a ver com ao meu comportamento diante das situações expostas e não das situações em si... então se você "se ler" em algum momento da postagem sem ter sido mencionada nesse momento, isso será coisa da sua cabeça e não da minha...;

P.S 3 - O post não tem cunho #mimimi ou reclamão... trata-se de um desabafo somente... acho que o blog é um lugar bom pra esse tipo de desabafo, pois se alguém já tiver passado pela mesma situação, pode colaborar dando dicas e tal... portanto se você é do tipo que adora garimpar relatos alheios que lhe dê brecha pra zombaria em alguma rede social, talvez seja melhor nem continuar lendo... gente zombeteira é engraçada até certo ponto (lê-se: quando não usa de magoar outras pessoas pra apimentar suas gracinhas), passou desse ponto se torna irritante e desagradável... então reforçando: se você é do tipo que considera tudo reclamação e acha isso um saco, pode voltar lá pro seu mundinho cor-de-rosa, cinderélico e disneylândico, porque esse espaço aqui é de uma pessoa comum, que chora, ri, tem problemas, sofre, vez ou outra tem "quês" de deprê e de vez em quando... SURTA!!!

VAMOS AO SURTO...

Euzinha aqui sou uma internauta... digamos... exagerada... a ponto de fazer minhas refeições na frente do PC e de me sentir abstinente quando estou impossibilitada de me conectar... Internet é coisa boa e útil, mas o mal uso desse recurso pode ser algo patológico e acho que é bem esse o meu caso... Quando estou em casa (como nas circunstâncias atuais, em que estou aguardando nomeação), acordo e vou diretão ligar o computador... já abro os meus emails (que sempre tem no mínimo 80 mensagens - entre profissionais, pessoais e newsletter - mesmo eu tendo esvaziado a caixa postal segundos antes de dormir), me conecto no tweet deck e daí pra frente, fica difícil me tirar da frente do PC...
Eu simplesmente aaaaaaaaaaamo passear pelos blogs, passarinhar no twitter, ler e responder meus emails, explorar sobre as coisas que me interessam e aí descobrir outras coisas que me interessam... e clicar num link que leva a outro link, que leva a um blog, que leva à uma foto no flickr, que leva à uma definição no wikipedia, que leva a... e assim vai... Apesar de saber que meu comportamento não é muito normal, eu gosto desse hobby net... porque me distraio, aprendo, faço amigos, bato-papo, compartilho descobertas e etc... etc... etc...
Não sei há quanto tempo exatamente me dei conta disso, mas diante das várias e diversificadas atividades internéticas com as quais fui me envolvendo desde que conheci essa maravilha, EU PIREI!!!! O meu "pirar" não significa que cansei da net (afff isso não), significa que já não consigo mais me organizar, estabelecer prioridade, reconhecer o que é realmente importante... enfim... tenho dificuldades de manter um foco enquanto navego e aí no fim das contas acaba que eu não absorvo plenamente o que li... e em muitos casos, não coloco em prática o que aprendi através dos muitos tutoriais e passo-a-passos da internet... Sei quais são os meus interesses é é em torno deles que navego, acontece que dentro desses meus interesses tem uma via-láctea inteira de informações... promoções... sorteios... técnicas... ofertas... tutoriais... novidades... descobertas... inspirações... e blablablá... e aí eu tento me envolver em tudo e acabo não desfrutando inteiramente de neca de pitibiriba... meu cérebro parece estar mais ou menos assim:


Não sei se a mudança é recente ou se só agora percebi... mas de uns tempos pra cá, um monte de blogs que eu visitava, lia com calma, com carinho e sempre deixava um comentário, ganhou recargas extra-ultra-powers de energia... não só no que tange à quantidade de postagens, mas também no quesito "variedade de assuntos" (acho até que enquadro no segundo quesito)...
Me lembro que quando comecei nessa onde de blogar, foi por causa da maternidade do Maurinho, então o blog era exclusivamente sobre isso e os blogs que eu visitava pertenciam à mamães que também falavam sobre o desenvolvimento e as peripécias de seus pequenos... aí veio o scrapbook digital e então criei um blogscrap (separado do blog maternidade) e aí veio alguma outra coisa e vendo que eu não daria conta de administrar mais de um blog eu fiz um único pra centralizar nele as coisas pelas quais me interesso e sobre o que me desse vontade de postar e compartilhar... vi então que um monte de blogueiros e blogueiras tinham feito a mesma coisa (talvez até tiveram o mesmo motivo que eu)... até aí, tudo bem, a coisa tava tranquila de administrar... meus blogs favoritos continuavam sendo bacanas, inspiradores e algo bem particular...

Aconteceu que de uns tempos pra cá muitos blogs entraram numa onda comercial e manifestaram (e ainda manifestam) isso da forma mais sedutora possível... com sorteios, brindes, explicações precisas sobre produtos diversos e etc... etc... e eu fui me deixando levar por essa onda e demorei pra perceber (mas finalmente percebi) que eu não mais visitava alguns blogs por achar interessante o seu conteúdo, ou pra interagir com o blogueiro, mas sim porque tinha uma promoção ou um concurso cultural, ou um sorteio no ar e eu não queria perder a chance de ganhar o batom da M.A.C, ou a nova coleção de esmaltes risqué, ou todos os livros da Marian Keyes ou um ano de assinatura da revista X... enfim... Eu já nem sequer prestava atenção na postagem, porque já ia direto participar do tal sorteio e a coisa chegou no ponto de eu já nem lembrar mais de quantos e quais sorteios estava participando, logo, se ganhei alguma coisa, muito provavelmente passou batido...

E o problema não são os blogs que adotaram essa característica comercial, publicitária, etc... afinal, cada um faz do seu blog o que quer e o que acha melhor pra si... o problema SOU EU, que me deixei envolver por esse universo louco e sem fronteiras... fui seguindo um blog que me levou a seguir outro que me levou a seguir um perfil no twitter, que logo me direcionou à outro perfil do twitter e por aí foi (pra você que não participa de sorteios na net, a maioria dos blogs q fazem essa atividade impõe exigências do tipo "seguir-me em alguma rede social")... até que estava eu seguindo 472 perfis no twitter (ispía o absurdo), um outro tantão de blogs sobre beleza, literatura, fotografia e sei lá mais o que e pra finalizar, assinando uma quantidade absurda de newsletter por aí...
Eis que estou desorganizada e nas minhas navegadas net afora, muitas vezes me percebo sem foco... consequência disso: irritabilidade e indisposição com a internet... pois é... por isso tudo ai relatado acima, resolvi fazer esse post e quem sabe ouvir dicas pra me organizar melhor e aprender a fazer um bom uso da net (isso se, você leitor, tiver conseguido ler até aqui)... acho que um primeiro passo já tenho... vou adotar duas palavrinhas no meu cotidiano... me lembro que desde mais nova, ouvia minha madrinha dizer que na vida as coisas podem dar certo se você se embasar em dois princípios fundamentais:


... e acho que preciso estabelecer esses dois princípios na minha vida internética, quem sabe daí surgem algumas soluções que, não me levem à uma atitude radical como essa...









... ou acabe de vez com o prazer que tenho em navegar, blogar, aprender coisas novas e curtir aZamiga e oZamigo virtuais...
Fica aqui portanto o meu apelativo pedido de SOCOOOOOOOOOORRO!!!!!


Sem mais... obrigada pela visitinha!

16 comentários:

  1. Juliane - BasicArte Scrapbook13 de janeiro de 2011 17:37

    organização é bem complicado, eu tb to tentando, e quero conseguir.. em tudo, casa, vida, internet... a gente consegue vambora! hehe

    ResponderExcluir
  2. Ranne, me sinto como você as vezes. Eu sento aqui pra trabalhar mas seu eu tiver realmente que entregar alguma coisa pro mesmo dia, nem email eu abro, porque acontece isso aí, perco foco, clico num link legal, que tem um propaganda pra outro lugar, chego no outro lugar e clico em outro troço muito maneiro e quando vi, foi-se o dia e eu me enrolei entre flickr, twitter, facebook, wordpress e por aí vai.
    O que eu tenho feito é apagar. Apagar e apagar. A ordem pra 2011 é APAGAR. Apagar tudo que não leio, blogs que não visito e mal leio o feed, apagar emails que não vou guardar, apagar fotos ruins, apagar arquivos que não prestam, apagar programas que não abro há mais de seis meses e por aí vai e tem dado certo.
    Criei trocentos filtros no meu programa de email e a coisa ficou mais fácil pra mim.
    Espero que consiga se achar...e conta pra gente
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Quando você descobrir, me ensina? rsrsrs Eu andei pirando o cabeção também e acho até que esse foi o grande motivo dos meus sumiços virtuais... falta de paciência!

    beijocas mil!
    ps: eu também adoro qdo comentam no meu cantinho, mas entendo que muitas vezes dá preguiça! bjks!

    ResponderExcluir
  4. Ah, te entendo.. Como te entendo... Deixei de ler vários blogs porque mudaram de foco e eu também não paciência pra postar diariamente no meu. Eu acho que é como algumas blogueiras conhecidas falam: tem gente que cria blog comercial (ou muda o foco do que tem pra comercial) só pra ganhar brinde. Preguicinha disso sabe ? Até o twitter anda me cansando... Beijos !!

    ResponderExcluir
  5. Ha como eu te entendo...
    Eu to na mesma irritação, na mesma duvida e na mesma cilada... kkkkkk
    Sou extremamente viciada na net, jogiuinhos do facebook e em todas as redes socias: orkut, twitter e facebook, e tem nao tenho hora pra minha casa, marido e de vez enquando filho, exatamente por esse longo caminho q percorremos, um link q liga a uma foto q liga a um outro link e assim vai e qd percebo to com a casa desorganizada, trabalho atrasado e marido dormindo emburrado...
    Seu post, seguido dos comentarios(principalmente o da Mitia) me fizeram parar e pesar tudo, e tomar a decisao de me desligar, mais, novamente de tudo. Também estou esperando nomeaçao e sei que quando isso acontecer nao terei tanto tempo pra "internetar", scrapear e perder tempo com tanta promoçao e email que eu nem lei...
    Vou começar a colocar horários. Hoje por incrível que pareça eu nem abri orkut na parte da tarde para nao me atrasar mais... farei isso com mais frequencia!!!
    Se eu descobrir a formula magica eu aviso!!!!
    bjks

    ResponderExcluir
  6. é,amiga, qd eu tava assim eu me irritava não só com a net, mas com td aqui em casa, eu deixava os meninos de lado, os afazeres, e coisinhas simples que fazem a diferença se eu fizer ou estiver junto e isso me deixava muitooooooooo estressada.... minha dica é só controlar o tempo de conexão..tipo, primeiro organizar quem vc segue e newsletter que enche a paciÊncia, exluir td que precisar... depois o tempo gasto na net se não ta mto desequilibrado com o resto do tempo.... é isso...

    bjus linda

    ResponderExcluir
  7. Eutb perdi o ritmo e passei por tudo que já relataram aqui... já tive época que ia deitar correndo pra o dia não amanhecer e eu poder pegar no sono ainda meio escuro... era o vício. Mas depois que fiquei grávida do meu segundo filho, consegui me livrar desse vício. Aos poucos fui dormindo mais cedo, enjoando de ficar muito tempo sentada, percebi a real necessidade de dar atenção às minhas coisas e a minha vida real e acho que isso tb aconteceu com muitas blogueiras que conheço. Então, hoje, se viajo e fico sem acesso por alguns dias, não me sinto ansiosa e nem angustiada por saber que a minha cx de e-mail, com certeza, vai estar abarrotada. Tudo aconteceu naturalmente, mas, depois da net, minha vida nunca mais será a mesma.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  8. Oi flor, percebi que estamos todas no mesmo barco, uma coisa que fiz o ano passado e não sinto falta foi eliminar todos os joguinhos do facebook, isso me ajudou bastante. Quanto aos blogs, complicado viu... realmente um puxa o outro e estou pensando seriamente em tirar do reader todos os que somente visito para promoções e afins, nunca ganho nada e muitas vezes não me acrescentam em nada também.... organização é uma palavra super dificil pra mim, mas esse ano ou me organizo ou me organizo. bjks

    ResponderExcluir
  9. To nessa Ranne.
    Tenho limpado os blogs q leio, selecionado e deletado MUITA coisa.
    No trabalho, se preciso de concentração extra nem ligo MSN, TT nem nada
    Tem dado certo. Mas ainda tenho muita coisa o que deletar.
    Percebi que o volume de informação é gigante e eu nem sei o que fazer com tudo isso... heheh
    beijo enorme
    Lele

    ResponderExcluir
  10. é pelo jeito teremos umplanejamento daqui pra frente para não surtar

    vc pode estabelecr horarios a noite vc mexe com scraps, dois dias visitas exclusivamente blogs e o twitter pode ficar direto, mas se surgir algum interesse ele fica em segundo plano@!

    ah sei la eu me organizo assim...

    bjus pra vcs e espero visita no meu blog viu huahauhauahuahuh

    ResponderExcluir
  11. kkkk, achei engraçado que todos os comentários basicamente dizem as mesmmas coisas, não vou fugir a regra, também sou assim e em busca da fórmula mágica da solução, o que realmente faço é ter foco!! se entro prá pesquisar ou estudar algo relacionado a trabalho não abro e-mails ou orkut, agora o problema é quando entro sem foco, aí são vinte páginas abertas ao mesmo tempo...
    Quando achar a fórmula mágica avisa tah!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  12. bom amiga, q mais te dizer? Eu já enjooei da net faz tempo. Talvez pq as coisas "reais" do meu cotidiano estão me tomando mais tempo, sei lá... só sei q decidi aproveitar mais as pessoas, as situações "reais". Pq até isso eu fazia, me excluia na frente do pc e danassem os outros. Perdi mto com isso. As distrações do mundo virtual são um perigo mesmo, uma coisa boa é vc organizar o q vai fazer e colocar metas. Tem dias q eu só scrapeio e nem ligo o msn. tem dias q não faço nada, só fico de bobeira nos orkuts da vida,face e msn... a questão é te organizar.
    Meu blog resiste ao tempo e às minhas doideiras, pq ele é uma fonte de desabafo, só isso, não serve pra mais nada. Antes era pra informar meus amigos e familiares do RS, agora, nem foco mais nisso, escrevo o q to a fim, e deu... risos. Com certeza com mais organização e foco, vc será mto mais feliz!

    Bjus Mi Lôra

    ResponderExcluir
  13. Ranne
    Eu tento me organizar pq se não acontece isso mesmo fico navegando e não faço NADA!!!!
    Então oq eu faço...primeiro dou prioridade para resolver as coisas da casa...então entro mais na net a tarde...ai começo a fazer minhas coisas ai quando canso de trabalhar...vou ler uns e-mail, passear pelos blogs ai depois volto para o trabalho, isso sem falar que tem os meninos para dar atenção, tento me dividir rsrsrs...mas qdo tenho alguma coisa urgente para entregar as vezes nem leio e-mail.
    Então é assim é assim que eu faço...é lógico que as vezes me perco passeando pela net rsrsrs
    Beijossss

    ResponderExcluir
  14. Rannoca, vou fazer o mesmo que faço em outras postagens que pedem uma sugestão, dicas, idéias... não vou ler nenhuma das sugestões dadas por outras pessoas pra não influenciar meu raciocínio. Então aqui vai a dica da pessoa mais sã da internet (como você me entitulou) haha

    Entendo completamente o que você disse porque também já caí nessa armadilha que nós mesmas criamos de querer fazer tudo, participar de tudo e no fim percebe que não está fazendo nada. O negócio é o seguinte, você precisa PARAR. Parar pra pensar o que é prioridade pra ti. Percebo que você gosta de aprender e viver novas experiências, então se dê a tarefa de VIVER novas experiências. Cada dica, tutorial ou afim que te interessar - não arquive de cara. Pense como é que você pode incluí-la no seu dia-a-dia, quando você vai ter tempo de colocá-la em prática. Pode ser agora? Então faça já! Caso não possa (e vc tem realmente que tomar cuidado se esse "não pode ser agora" é mesmo real, viu) então programe-se pra fazê-la no dia x.

    Parece uma coisa muito formal, organizada... mas é só o começo, pra começar a fazer algo a gente tem que se cobrar, se comprometer... depois, fica mais fácil.

    Bem, uma faxina nos seus feeds, twitter, etc seria uma ótima pedida também. Nesse caso, totalmente focada. Não vá se dispersar com o conteúdo deles e sim focar na tarefa de limpar. Isso já vai ser um bom começo. ;)

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  15. Então... eu poderia ter escrito esse post, digamos 80% dele, só não estou estresada com a net, mas... também me espalhei de monte e agora SOCORRO kkkkkkkkk Beijocas ♥

    ResponderExcluir