sábado, 1 de janeiro de 2011

Aquela sobre a minha palavra em 2011

*
E 2010 se foi... não sei pra vocês, mas pra mim, se foi rápido demais... voou... e não fosse pela minha palavra de 2010 eu quase não o teria visto passar... mas vi... achei que de fato escolher (ou ser escolhida por) uma palavra para me guiar durante todo o ano fez com que cada um dos meus dias tivesse seu significado, fosse percebido, não passasse batido... enfim... o termo dia-a-dia escolhido para 2010 de fato me guiou, me direcionou durante todo um ano, por causa da energia de ser regida por essa palavra, alegrias como essa foram intensamente vividas...
*
*
tristezas como essa foram bem sentidas, e assim puderam ser compreendidas e mais... muito mais do que isso, puderam ser superadas...
*
*
encontros que pareciam impossíveis puderam acontecer... como esse:
*

*
novas amizades puderam ser registradas... e cada conquista foi única...
*
*
cada beijo foi bem dado...

*

*
sonhos realizados foram plenamente aproveitados... cada segundo foi vivido, sentido... cada minuto foi importante... é como se o tempo tivesse parado... ir à feira de scrapbook em são paulo e conhecer minhas amigas scrappers tão queridas, foi um desses sonhos...
*
*
A cada dia pude investir mais e melhor em busca de alcançar importantes objetivos... e conquistei...
*
*
enfim... posso dizer que cada amanhecer não foi em vão... os bons e maus... sofisticados e simples... tristes e alegres momentos foram bem vividos... vale até citar o rei... "se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi"...
e por isso, achei que não deveria parar... novamente vou ter uma palavra no meu ano... novamente quero algo que possa me direcionar... e me levar, ao final de 2011 à poder relatar que valeu!
Não foi fácil escolher (ou ser escolhida por) uma palavra pra me direcionar em 2011, principalmente pelo fato de este ser um ano que já começa pra mim, cheio de expectativas, esperanças e desejos... muitas palavras passaram por minha cabeça... decoraram o meu caderninho de devaneios... várias vezes fui e voltei na escolha da minha palavra do ano, e final e definitivamente, uma das palavras pensadas não parou de martelar o meu dia-a-dia... estava presente quase que como um hino nos meus pensamentos... e aí percebi que não era possível fugir dessa palavra pra 2011 e me rendi! Durante os 29 anos que já vivi, sempre pensei em a cada dia estar melhor... ser melhor... estar mais bonita, mais inteligente, mais amada, mais aceita, conquistar mais desejos, realizar mais sonhos, buscar mais aprendizados, amar mais... enfim... não posso dizer que não consegui nada disso... apesar de ter a sensação de que muito não foi feito, de que quase tudo não foi conquistado ainda, creio que a cada dia eu me torno sim uma pessoa melhor, principalmente quando se trata de valores e de perceber aquilo que realmente vale a pena... disso posso me orgulhar... me tornei uma pessoa que valoriza mais o "ser" do que o "ter"... deixei de desejar as coisas das quais eu não precisava e acho que isso me faz sim uma pessoa muito melhor do que um dia eu fui!
Há pouco tempo, portanto, me veio o desejo de me voltar pra dentro... sabem aquela coisa de querer se conhecer (sim, a si mesma) melhor?... pois é... foi o que comecei a desejar fortemente de um tempo pra cá... e aí me veio a vontade de associar isso com minha palavra pra 2011... é impossível se conhecer melhor sem se resguardar... sem investir em si mesma, sem se dar atenção, sem perceber as próprias falhas, sem reconhecer os próprios acertos, sem construir uma identidade própria e sua... e quando digo uma identidade própria e sua não estou dizendo daquelas que as pessoas lhe atribuem... estou dizendo daquela que você mesmo percebe em si após se conhecer melhor... e por querer me conhecer melhor e investir em mim e nesse auto-conhecimento, que a minha palavra do ano, apesar de muito esquisita e nada comum, é:
*
CRISÁLIDA
*

*
Isso mesmo... CRI.SÁ.LI.DA
De acordo com o wikipedia: "Uma crisálida (latim: chrysaliis, do grego χρυσαλλίς = chrysallís, plural: crisálidas), é o estágio de pupa de insetos da ordem lepidoptera. O termo é derivado da coloração metálico-dourada encontrada nas pupas de muitas borboletas (grego: χρυσός (chrysós) significa ouro)."
*
Durante a fase de crisálida, a lagarta é lentamente transformada em borboleta. Quando a transformação está completa, a crisálida se abre e a borboleta sai de seu interior. Quando suas asas ficam esticadas e secas, a borboleta estará pronta para voar.
*
A crisálida da borboleta se assemelha-se a uma folha morta. O estágio de crisálida é erroneamente chamado de fase de repouso, pois, embora pareça uma múmia sem vida, dentro dela se processam profundas transformações. A estrutura da lagarta é destruída e substituída pela da borboleta: o aparelho bucal é modificado; as pernas tornam-se longas e delgadas; surgem as asas; desenvolve-se o aparelho reprodutor.
*
Achei que a palavra CRISÁLIDA veio ao encontro do meu desejo de me conhecer melhor e de investir em mim... como explicado no parágrafo acima, a idéia não é me recolher em repouso absoluto durante esse ano de 2011, mas sim buscar, providenciar e permitir que diversas mudanças em mim aconteçam... representa, portanto, o meu desejo de deixar de ser lagarta, e tentar ser borboleta... pra tanto, associei o projeto 101 em 1001 com essa minha palavra... alguns dos itens do projeto tem a ver com essa minha necessidade de transformação gradativa, lenta e bem sentida... além da transformação, acho que o meu tempo em crisálida vai me ajudar no processo de auto-conhecimento... quero poder perceber as coisas que me fazem bem... quer poder prestar atenção nos meus sentimentos, nas minhas atitudes, na representação que as pessoas a minha volta tem pra mim...
CRISÁLIDA é a palavra perfeita pra me direcionar em 2011... cada característica de uma crisálida terá uma representação nesse meu processo de transformação e auto-conhecimento...
A crisálida é o habitat da lagarta até que a metamorfose seja concluída... é sua casa... seu lar... é onde ela se protege de possíveis ameaças externas... é a própria lagarta quem confecciona sua pulpa... nessa linha de pensamento, quero me dedicar a tornar o meu lar um lugar mais aconchegante, mais com a minha cara, mais confortável... desde o início de 2010 passei a me interessar por decoração e em 2011 quero poder deixar cada cantinho da minha casa de um jeitinho especial, assim como faz a lagarta com sua crisálida, confeccionando-a de forma que se sinta protegida e possa passar por seu processo de transformação com perfeição, segurança e conforto...
Já com a crisálida pronta e totalmente recolhida, a lagarta passa a se transformar gradativamente... fortalece-se... adquire asas... tudo isso devagarinho, com calma, caltela e eficácia, de forma que ao se tornar borboleta esteja pronta pra encarar a vida "lá fora"... é exatamente o que quero pra mim... quero poder investir em estar bem, tanto no que diz respeito àquela coisa de paz interior, quanto no que diz respeito à estética, o que pra muitos pode parecer fútil, mas pra mim, significa muito, pois só quando a gente se sente bonita e bem é que podemos passar o bem estar para os outros... é isso o que quero pra mim
A diferença é só que eu vou fazer todo esse processo simultaneamente... cuidar da minha lagarta e do meu processo de transformação juntos... fora isso, acredito de fato que a fase crisálida tem tudo a ver com o que quero pra mim em 2011... e por isso escolhi essa palavra pra me reger nesse ano...
Então é isso... e aí? você tem uma palavra pra 2011?

13 comentários:

  1. m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.o 2011 para vc, crisálida e borboleta!! Ranne, teu post está mto lindo, ainda não me inspirei pra fazer o meu...hehehe, vou citá-la lá, pode contar... desejo-te td de mais sublime e especial neste ano... bjus guria. Mi Braun

    ResponderExcluir
  2. Lindo post (como sempre)!!!! Que 2011 seja de muito sucesso e saúde pra todas nós!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. a sabedoria de traduzir tudpo em palavras :)

    ResponderExcluir
  4. Ameiiiii., que tudo de bom aconteça contigo esse ano que chegou, beijos você merece..

    ResponderExcluir
  5. Guria, que palavra forte essa! Parabens pela escolha! Vou acompanhar a tua evolução, e quero que saibas que pode contar comigo, sempre que precisares.
    Muitos pensamentos pra ti!
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  6. Então estamos juntas nessa... 2010 foi pra mim um ano em processo de auto-conhecimento. Já 2011 será o tempo de realmente me recolher e me reconhecer como pessoa. Me valorizar e me amar ainda mais.
    Que em 2012 estamos voando como borboletas por aí!

    beijocas!

    ResponderExcluir
  7. outra linda palavra! mas sabe que tenho vivido dessa forma cada vez mais e tudo que já era bom, fica melhor. e o que não era bom, fica do lado de fora, naturalmente...

    um ÓTIMO 2011, minha borboleta! com tudo de melhor, que tu merece sempre!

    te amo... e tu é uma das coisas boas, que fica melhor...

    ResponderExcluir
  8. Eu também gostei muito da palavra do ano e tenho a minha já em mente, sendo trabalhada desde um acontecimento em minha vida. Logo logo blogarei sobre ela. Boa Sorte em sua jornada na revelação de você mesma. ;)

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Tenho uma proposta para seu blog que acredito ser relevante para você.

    Caso haja interesse, entre em contato!


    Atenciosamente,
    Cristiano
    contato@webreside.net

    ResponderExcluir
  10. ah quantas coisas passamos em um ano né..
    e revendo as fotos relembramos cada relato aqui deixado por vc!

    o importante é ser feliz, buscar sempre melhorar crescer, aprender!

    e com tempo ficamos cada vez melhor né.

    bjus pra vcs

    ResponderExcluir
  11. Que post lindo Ranne!!!
    Tudo de ótimo para ti e tua família em 2011 :)
    Beijosss

    ResponderExcluir
  12. Posso roubar sua palavra? Adorei, e tem tudo a ver com o meu momento...;)

    ResponderExcluir
  13. vc sabe como me emocionar, sempre que venho ler seu blog me arrepio, outras vezes choro vc é demais amorinha amooo tantooo...

    ResponderExcluir